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Céus Azuis Korean-os

Céus Azuis Korean-os

Há algumas semanas, a Korean Air revelou sua nova pintura e identidade corporativa. Uma movimentação comercial comum e prevista, mas fiquei surpreso com a quantidade de reações negativas que essa nova marca causou, especialmente entre entusiastas da aviação e do marketing.

A semelhança com a KLM foi provavelmente a observação que mais ouvi. E as reclamações sobre “abandonar” a antiga identidade ficaram em segundo lugar.

Embora essas e outras observações sejam válidas, para mim, parece quase um movimento de “cancelamento”, que é basicamente a nova norma na internet. Nada mais do que isso. É mais fácil simplesmente criticar o que é novo.

Com um pouco de razão, é fácil entender que sim, essa foi apenas uma movimentação comercial comum e prevista.

Vamos abordar apenas alguns pontos:

1. Uma atualização na identidade corporativa é basicamente uma necessidade comercial. Às vezes, pode ser necessário até mesmo mudar ou, pelo menos, ajustar o posicionamento durante essa mudança, o que não acredito que seja o caso desta vez, mas sim, às vezes é necessário;

2. Ser semelhante à KLM? Bem… isso já acontecia antes. E se você quiser comparar uma identidade azul com outras companhias aéreas, pode escrever um livro inteiro sobre isso. O azul ainda é o rei dos céus, e por que você acha que isso é o caso? Bem óbvio, certo!? E, a propósito, eram as cores da Korean antes disso. Então, nada surpreendente aqui;

3. Abandonar a antiga pintura? Esse é exatamente o ponto dessa mudança. Estamos em 2025. Não faz sentido manter a mesma identidade para sempre se você não possui uma marca que seja iconicamente clássica como a Coca-Cola ou a Levi’s. A aviação pode ser sinônimo de inovação e estar alinhada com os padrões do nosso tempo. A Korean é uma companhia aérea de primeira linha, recebendo prêmios por vários anos e/ou décadas consecutivas e voando com aeronaves de última geração. É hora de o mundo e seus clientes estarem cercados por uma identidade de marca que ressoe com todas essas percepções. Se você é fã da antiga pintura, pode sempre lembrá-la em fotos, vídeos, modelos de aviões, memorabilia, etc. A Korean Air precisa continuar no mercado, conectar-se com seus clientes e posicionar-se como uma das melhores companhias aéreas do mundo.

A internet é (ainda esperamos) um ambiente onde ideias e opiniões devem voar livremente, mas as necessidades comerciais também são uma realidade. E se esse for o caso, e a WWW ainda for uma terra de liberdade de expressão e opiniões, a minha é: a Korean Air fez muito bem. Adoro a nova marca, o novo tom de azul é perfeito e os aviões estão com aparência moderna e impecável, e provavelmente com essa movimentação, um dos aviões mais, se não o mais, bonito nos céus.

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